Descrição Geral
USO
Especialmente desenvolvido para os veículos recentes do grupo VAG (VOLKSWAGEN, AUDI, SKODA, SEAT), equipados com motores que cumpram as emissões previstas nas normas Euro 4, Euro 5 e Euro 6, e que exijam um óleo de baixo teor de enxofre, fósforo e cinzas sulfatadas. MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 0W-30 pode ser utilizado em todos os veículos que requeiram um óleo conforme com as normas anteriores: VW 501 01, 502 00, 503 00 e 503 01 para os motores a gasolina, e 505 00, 505 01, 506 00 ou 506 01 para os motores a diesel. Os motores VOLKSWAGEN R5 e V10 TDI entre 2003 e 2007 devem utilizar obrigatoriamente um produto com homologação VW 506 01 em grau 0W-30, como o MOTUL SPECIFIC 506 01 506 00 503 00 0W-30 ou o MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 0W-30. Os intervalos de troca de óleo ficam fixados em 15 000 km na Europa para todos os veículos que exijam exclusivamente um óleo segundo a norma VW 501 01, 502 00, 505 00 ou 505 01, mesmo que o veículo utilize MOTUL Specific 504 00 507 00 5W-30 ou MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 0W-30. Em caso de dúvida, consulte sempre o manual de utilizador do veículo
DESEMPENHO
NORMAS ACEA C3
APROVAÇÕES VW 504 00 507 00 PORSCHE C30
Os motores conforme as normas ambientais Euro 4, Euro 5 e Euro 6 estão equipados com sistemas de pós-tratamento de gases de escape muito sensíveis. De fato, o Enxofre e o Fósforo inibem o funcionamento do catalisador tornando a regeneração ineficaz, e as Cinzas Sulfatadas obstruem os FAP (Filtro de Partículas) ou DPF (Filtro de Partículas Diesel) provocando ciclos de regeneração contínuos, envelhecimento acelerado do óleo, consumo elevado de combustível e perda de rendimento do motor. Para as normas VW 504 00 e VW 507 00, a VOLKSWAGEN requer um lubrificante perfeitamente compatível com sistemas de pós-tratamento, tais como catalisadores, SCR (Redução Catalítica Seletiva) e FAP, com o fim de assegurar confiabilidade de qualquer motorização a gasolina e diesel de veículos do grupo VAG (VOLKSWAGEN, AUDI, SEAT e SKODA). Estes tipos de óleo permitem alcançar intervalos de mudança longos, determinados pelo computador de bordo do veículo. O grau 0W-30 reduz o atrito hidrodinâmico do óleo, o que resulta num menor consumo de combustível, em particular quando o óleo está frio. Permite ainda um excelente fluxo de óleo e a estabilização imediata da pressão na partida, facilitando a subida das rotações e um ajuste da temperatura do motor mais rápido. Proporciona uma melhor resposta do motor e maior conforto de condução. Este tipo de lubrificante permite diminuir o consumo de combustível, reduzindo a emissão de gases com efeito estufa (CO2 ) para uma maior proteção do ambiente.O desempenho de detergência exigido pelas normas VW 504 00 e VW 507 00 é muito importante para intervalos de manutenção flexíveis, pois podem variar de 30.000 km a 50.000 km. Os resíduos e depósitos que se formam nos pistões e nos anéis e canaletas dos pistões, produzidos pela combustão incompleta, podem causar danos irreversíveis aos pistões como seu desgaste, o polimento dos cilindros, causando um aumento excessivo no consumo de óleo. Durante sua aprovação, o MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 0W-30 demonstrou sua superioridade em termos de limpeza do motor, uma prioridade para a proteção do motor. Quanto à proteção contra o desgaste, MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 0W-30 protege o motor com total eficácia, tal como se demonstra no teste VW de desgaste geral do motor de 650 horas.
RECOMENDAÇÕES
Intervalo de troca: de acordo com as recomendações do fabricante e ajuste para uso pessoal. Não misturar com óleos que não satisfaçam as normas VW 504 00 507 00.
Antes da sua utilização, e em caso de dúvida, consulte sempre o manual de manutenção do veículo.